Páginas

domingo, 7 de junho de 2015

Palestra Com a Equipe Multidisciplinar e Primeira Consulta com a Psicóloga...



Olá amores, hoje vou contar mais um pouquinho da minha caminhada...

No dia 11/03 estava marcada a palestra com a equipe multidisciplinar, composta por cirurgião, nutricionista, endocrinologista, nutricionista e anestesista, e lá fomos nós, eu e minha mãe, pra Botafogo... A palestra foi bem longa, começou às 15h e foi até às 19h, então vou fazer um resuminho...
A palestra foi ótima, cada profissional expôs a sua função durante o tratamento, o cirurgião por sua vez explicou e mostrou através de slides como é realizado o procedimento cirúrgico, onde "corta", onde "emenda" e como fica nosso estômago após a cirurgia.
Então veio a nutricionista (a mais temida dos gordinhos, rs), ela falou sobre a mudança de hábitos em relação a alimentação e que a decisão de fazer a cirurgia é pra sempre, é uma nova vida, não podemos ir achando que vamos entrar na sala de cirurgia gordos e sair magros, mas que vamos dar o primeiro passo pra nossa reeducação alimentar.
A endocrinologista falou sobre a importância de manter uma alimentação regrada, pois por ser uma cirurgia que mexe com a absorção dos nutrientes todo cuidado é pouco pra se manter saudável.
A psicóloga pra mim é a mais importante, pois ela explica que faremos a cirurgia, iremos emagrecer, mas o psicológico tem que estar muito bem trabalhado, temos que eliminar antes de qualquer coisa a “cabeça de gordo”, pois muitas das vezes comemos porque gostamos de comer e não porque precisamos ou porque estamos com fome...Temos que nos amar gordos ou magros, o peso diminui, mas quem somos não muda... Temos que ter consciência que nossa vida alimentar será outra, mas não precisamos deixar de ir aos lugares que gostamos, de estar com as pessoas que nos fazem bem, podemos viver normalmente...
E por fim, o anestesista, aí vem a parte séria... Toda e qualquer cirurgia tem seus riscos, afinal tomamos uma anestesia geral, por isso tantos exames para serem feitos no pré cirúrgico, cuidado para que não ocorra nada com o paciente durante a cirurgia, todos os cuidados são tomados para que tudo dê certo é o que acontece na grande maioria das cirurgias bariátricas... Nessa hora rola um medinho, mas logo passa em pensar que em breve terei uma nova vida...
Depois da palestra tomei mais forças pra seguir em frente...

E uma semana depois (18/03), lá estávamos nós, eu e mamis, mas dessa vez em Madureira pra primeira consulta com a psicóloga, Dra. Fátima...
Entrei sozinha, ela me fez várias perguntas sobre meu histórico familiar, meus hábitos e tratamentos que eu já havia tentado para emagrecer... Foi muito difícil falar sobre ser gorda, acho que ninguém é feliz cem por cento, juro que sempre fiz de tudo pra me aceitar, só uso roupas que me faça sentir bem, procuro estar sempre me cuidando, cabelo e unha por exemplo, mas mesmo assim acho que acabamos nos achando “não gostáveis”, e foi essa a pergunta que ela me fez “Você não se acha ‘gostável’?”,  foi quando eu parei pra pensar que muitas vezes não me acho “gostável” mesmo não, mas ela me fez perceber que eu vou ser a mesma Aline sempre, a minha essência não muda, que tenho que me aceitar antes da cirurgia, durante o tratamento e depois da cirurgia... Saí da consulta bem mais leve, fazendo de tudo pra enxergar o meu melhor, me fez muito bem...

Bom, é isso!!! Espero que estejam gostando...

Beijos e fiquem com Deus!!!
Aline Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário